O seu hóspede está nas redes sociais, e você?

Mostrar a importância de gerenciar as redes sociais do hotel com sucesso para atrair mais reservas.
Outubro 2022 Categorias: redes sociais

Não é de hoje que as empresas utilizam as redes sociais como uma forma de gerar mais relacionamento com o seu público e, ainda, vender mais. 

Mas não basta apenas saber disso, criar uma conta e publicar mais do mesmo. É fundamental investir da forma certa para que você conquiste os resultados esperados. 

Por isso, neste conteúdo queremos mostrar a importância de ter um perfil e de conhecer a rede social onde seu viajante está. Continue a leitura!

Importância das Redes Sociais

Você sabia que no mundo existem 4,62 bilhões de usuários de redes sociais, o que representa 58,4% da população? Só no Brasil são 79,9% dos brasileiros com acesso a essas plataformas, ficando em média 3 horas e 41 minutos todos os dias.

Estes dados foram divulgados pelo relatório Digital 2022, da We Are Social em parceria com a Hootsuite.

A partir dele, podemos entender a importância de investir nas redes sociais como parte de nossas estratégias.

Além dessas informações, mais do que saber qual a rede social mais utilizada pelo viajante, você precisará conhecer as regras de cada uma.

Redes Sociais na Hotelaria

Cada rede social tem suas peculiaridades, bem como limitações e cuidados que devem ser tomados antes de começar a investir. 

Portanto, saiba qual a melhor para o seu meio de hospedagem, estude as políticas, métricas e confira as principais dicas para fazer a gestão das mesmas. 

Mas adiantamos que as mais recomendadas e mais usadas por viajantes são Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.

Confira as redes sociais que podem ser utilizadas na hotelaria.

    • Facebook: rede popular com cerca de 2,9 bilhões de usuários, só no Brasil são 148,57 milhões de usuários. Você consegue criar uma fan page para a sua propriedade, investir em anúncios patrocinados, incluir botões estratégicos e extrair ótimos insights sobre os usuários interessados em viagem;
    • Instagram: com 1,478 milhões de usuários, é um lugar onde as pessoas costumam ver lindas fotos, fazer transmissões ao vivo, gravar vídeos, stories, etc. É ideal para estabelecimentos que querem focar no público mais jovem, investir em uma comunicação mais rápida e humanizada;
    • YouTube: com 2,562 bilhões de usuários, essa rede social de vídeos é perfeita para contar histórias sobre a sua marca, criar vídeos institucionais, promocionais ou com dicas sobre o seu destino, experiências, o que fazer e informações sobre o estabelecimentos;
    • Twitter: rede que demanda uma interação mais dinâmica com a publicação de “tuítes” e respostas. Assim, requer mais tempo como investimento. São cerca de 436 milhões de usuários no mundo;
    • Whatsapp: com 2 bilhões no mundo e cerca de 146,67 milhões de usuários no Brasil, a ferramenta tem sido muito útil, ainda mais com o surgimento do Whatsapp Business que tem ajudado muitas empresas. Os hotéis têm a possibilidade de criar listas de transmissões para o envio de informações exclusivas e descontos para ajudar ainda mais nas reservas diretas;
    • LinkedIn: uma rede profissional, voltada para empresas e clientes. Possui cerca de 45 milhões de usuários no Brasil e mais de 740 milhões no mundo, sendo uma ótima ferramenta para aumentar o networking e fazer parcerias. Existem perfis de restaurantes, agências de turismo, guias e muitos outros;
    • Google Meu Negócio: não é uma rede social, mas a ferramenta é importante para manter seu estabelecimento destacado na pesquisa do Google e no Google Maps, com informações da propriedade e avaliações de hóspedes, bem como opções de locais para fechar a reserva;
    • TripAdvisor: considerada a maior plataforma de viagens do mundo e também é conhecida como uma rede social para viajantes. O viajante costuma pesquisar bastante informações sobre estabelecimentos, pontos turísticos, ver fotos e avaliações de outros visitantes. Auxilia 463 milhões de viajantes todos os meses (dados mundiais, novembro de 2019);
    • Pinterest: com 444 milhões de usuários no mundo, ela pode ser usada como inspiração de fotos e ideias de hotéis e pousadas pelo mundo;
    • TikTok e Snapchat: são 1 bilhão de usuários ativos no TikTok e 557 milhões no Snapchat no mundo. Para quem deseja conquistar as gerações mais jovens, investir nessas redes sociais pode ser interessante. Inclusive, uma rede de hotéis criou uma campanha no TikTok para que ‘correspondentes’ pudessem postar suas experiências no perfil da empresa. 

Obs.: os números de usuários das redes sociais foram obtidos por meio do site Statista e estão atualizados de acordo com os anos de 2021 e 2022, portanto, podem variar.

Tenha um perfil impactante nas redes sociais

Agora que você conhece as principais redes sociais na hotelaria, o próximo passo é escolher as que mais tem relação com o seu negócio, criar um planejamento, definir as estratégias certas e criar um conteúdo adequado para atrair e engajar viajantes e hóspedes através desses canais!

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