O que é uma Campanha de Marketing?

Origem, o que é, onde é aplicada, exemplos de campanhas bem sucedidas.
Agosto 2022 Categorias: Marketing digital

Comerciais de TV, anúncios em redes sociais ou até podcasts e vídeos podem ser utilizados para chamar a atenção do seu público.

Atingir os objetivos estratégicos de uma empresa, usando o marketing é um grande desafio, não é mesmo?

Mas é isso que as campanhas de marketing fazem.

Você soma ingredientes importantes para atingir os resultados certos.

E neste conteúdo, vamos te explicar o que é uma campanha de marketing, onde é aplicada e mostrar alguns exemplos de campanhas bem-sucedidas. Vamos lá?

O que é e onde são aplicadas as campanhas de marketing na hotelaria

A campanha de marketing é um instrumento que visa atingir objetivos estratégicos de uma empresa, focando na venda de um produto ou serviço.

Assim, será necessário definir corretamente um público-alvo para que a empresa direcione sua mensagem para as pessoas certas.

É possível fazer campanhas de marketing em diferentes locais.

No online, poderá criar campanhas através de anúncios e links patrocinados, nas redes sociais, no blog institucional, no e-mail marketing, em formato de vídeo, etc.

Já no offline, poderá investir em outdoors, publicidade em shopping, jornais, dentre outros. Há também as campanhas que envolvem as duas mídias.

Saiba onde seu público costuma estar mais presente e coloque isso no seu planejamento para executar uma campanha.

Esse planejamento pode ter duração de um ano, ser ordenado por datas com o auxílio de uma planilha ou outra ferramenta.

Mensalmente, reveja a estratégia para se certificar da necessidade de possíveis adaptações.

Principais elementos da Campanha de Marketing

Dentro de uma campanha existe um objetivo, uma série de ações, canais e um público para atingir.

Por exemplo, em datas comemorativas, os estabelecimentos hoteleiros logo se programam para adicionar em seus canais digitais campanhas para atingir pessoas interessadas em viajar no período.

Mas observe que as campanhas são definidas de acordo com alguns motivos e dentre eles estão o fortalecimento da marca, o lançamento de produtos, para mostrar uma causa social ou para se relacionar melhor com o público. 

Além disso, é necessário definir alguns elementos para que a campanha seja melhor direcionada:

  • Objetivo: saiba qual objetivo deseja atingir para acompanhar e ver se ela está tendo sucesso;
  • Budget: orçamento para investir na campanha – antes de definir veja os melhores canais, qual alcance deseja e o volume de trabalho;
  • Público: quem deseja atingir com a campanha? Viajantes em lua de mel, de luxo, independentes, a negócios? Isso será essencial para definir em qual canal, qual a mensagem, alcance e qual será a identidade da sua campanha;
  • Duração: defina o prazo para a campanha. As mais longas tem um custo muito maior, além disso, veja se há necessidade daquela campanha ser veiculada por mais tempo;
  • Recursos: veja se tem tudo o que precisa para executar as ações. Ou seja, uma boa equipe, ferramentas para medir o resultado da campanha, alcance e canais adequados.

3 campanhas de marketing bem-sucedidas

Criar uma campanha bem-sucedida requer planejamento, uma boa execução das ações que foram definidas para um período e, ao término, uma análise para verificar se ela teve sucesso ou não. Trouxemos aqui 3 campanhas para você se inspirar!

  1. Conteúdo criado nas redes sociais pelos usuários

Os hóspedes do Loews Hotels fotografaram e postaram em suas redes sociais, marcando a hashtag #TravelForReal, da campanha criada em 2015 “Por que ninguém conta nossa história melhor do que você”.

As pessoas compartilharam as experiências vividas no hotel de modo espontâneo.

  1. Conteúdo criativo e inovador

Em 2019, foi feita uma campanha para divulgar um anúncio da Barbie Malibu Dreamhouse no Airbnb.

A própria Barbie parecia ter criado uma lista detalhada do porquê se hospedar na casa dos sonhos.

O anúncio foi uma campanha comemorativa dos 60 anos da Barbie em parceria com a Mattel.

  1. Usando histórias para surpreender

A Marriot Internacional criou curtas-metragens bem criativos para conquistar seus hóspedes.

Um dos curtas que fez bastante sucesso foi o “Two Bellmen”, filmado na JW Marriot de Los Angeles.

O objetivo era usar histórias para envolver, entreter e motivar o público, além de mostrar as dependências do hotel.

Prepare-se para criar a melhor campanha de marketing!

Agora que você já sabe o que é uma campanha de marketing e seus principais elementos, prepare-se para fazer a melhor campanha do seu estabelecimento hoteleiro!

Gostou desse conteúdo e acredita que uma campanha de marketing pode ajudar você a atingir seus clientes da forma certa?

Entre em contato conosco, pois podemos contribuir com sua campanha!

Entre em contato conosco