Será que apenas postar algumas fotos do meu hotel nas redes sociais ou um texto no blog vai me ajudar a conquistar clientes para o meu meio de hospedagem?
O Marketing de Conteúdo é mais do que apenas postar conteúdo.
Por trás dele, existe a estratégia ideal para conquistar, engajar e gerar valor para os clientes.
Se você ainda não sabe como fazer isto, então continue a leitura do conteúdo e entenda mais sobre o que é Marketing de Conteúdo na hotelaria e os seus principais conceitos.
Segundo a Rock Content, Marketing de Conteúdo é uma estratégia que consiste em atrair potenciais clientes e engajar clientes utilizando a produção de conteúdo relevante, tais como vídeos, ebooks, posts para blog e redes sociais.
Ele é utilizado para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas que começam a ter uma percepção positiva do seu negócio.
Partindo deste conceito, entendemos que fazer Marketing de Conteúdo para a hotelaria é gerar conteúdos relevantes para atrair viajantes, informá-los sobre suas principais questões a respeito de um destino turístico e estabelecimento hoteleiro.
É gerar neles a intenção de se relacionar com a marca, e a partir daí, conseguir vender as acomodações, os pacotes e promoções disponíveis.
O Marketing de Conteúdo está dentro da metodologia de Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, que consiste em captar o interesse do público sem ser agressivo ou interrompê-lo.
Ou seja, ao invés de você tentar chamar atenção por meio de uma propaganda do seu estabelecimento, você irá sutilmente deixar que ele venha até você.
A persona é um personagem semi-fictício que possui características importantes do seu cliente ideal.
Ela é criada com o objetivo de fazer com que sua empresa produza o conteúdo certo para a pessoa certa, até mesmo porque você não quer focar em qualquer tipo de cliente, não é mesmo?
Para encontrá-la você pode usar informações reais a partir de entrevistas, pesquisas com seus hóspedes ou outras ferramentas e sites que mostram as características que aproximam a sua persona de um cliente real.
O funil de vendas é um conceito muito importante dentro do Marketing de Conteúdo.
Entender o cliente e como entregar o conteúdo certo de acordo com as etapas do funil é essencial para que ele possa descobrir mais sobre o seu meio de hospedagem.
Com uma estratégia de Marketing de Conteúdo na hotelaria você poderá ter resultados a longo prazo e conquistar mais pessoas, bem como fortalecer o relacionamento com elas.
Funciona assim, os viajantes que têm o perfil de serem seus clientes ideais conhecem seu estabelecimento hoteleiro, após isso, interagem com seu conteúdo, depois começam a desejar estarem hospedadas com você e, por fim, fecham a reserva.
Search Engine Optimization (SEO), no português, Otimização dos Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas que visa posicionar o conteúdo nas primeiras posições dos buscadores.
Manter uma estratégia de Marketing de Conteúdo na hotelaria funcionando vai fazer com que você também invista no SEO do seu site.
Isto significa que quando você cria conteúdos relevantes, poderá utilizar estratégias de otimização para fazer com que os seus conteúdos apareçam para o seu visitante a partir das palavras-chaves importantes para ele.
Por exemplo, se há um grande volume de buscas pelo termo “Principais Pontos Turísticos da cidade X” que tal produzir um conteúdo para o blog ou um vídeo para YouTube mostrando os locais mais populares da sua cidade. Isto vai atrair mais visitantes e pode tornar a sua marca referência no segmento e destino.
Agora que você entendeu o que é Marketing de Conteúdo na hotelaria e seus principais conceitos, não deixe de se aprofundar mais neste assunto e colocar em prática o que aprendeu!
Gostou do assunto, mas não sabe como aplicar o Marketing de Conteúdo no seu hotel ou pousada?
Nós podemos te ajudar! Deixe sua dúvida nos comentários ou entre em contato conosco!