Como melhorar a experiência do meu hóspede, aumentar a taxa de ocupação e gerenciar os meus canais de distribuição online?
Essas podem ser algumas perguntas que estão na sua cabeça agora.
E para respondê-las, trouxemos alguns exemplos de como funciona o marketing hoteleiro na prática para que você possa crescer ainda mais.
Confira como os donos de propriedades estão utilizando o marketing hoteleiro para se destacar no mercado!
Para que o seu estabelecimento hoteleiro conquiste o sucesso, atraindo muitos viajantes, é essencial que você esteja por dentro dos principais conceitos, habilidades e tendências de marketing.
Se não dominar o assunto, tenha um profissional ou uma agência para te ajudar com essa tarefa.
Fazendo isso, poderá tirar o máximo proveito do marketing hoteleiro, maximizando as suas reservas e gerando mais receitas.
Manter informações atualizadas dos seus clientes será muito importante para as ações de marketing que deseja criar.
No momento do check-in ou antes, os hóspedes ou os atendentes realizam esse preenchimento.
Há hotéis que utilizam um sistema de gestão hoteleira (ou um CRM), já outros fazem essa organização por meio de planilhas.
Isso será fundamental para investir no relacionamento com o cliente e focar na realização de campanhas em datas importantes como aniversário, feriados, além de mostrar as ofertas, promoções e investir em campanhas de fidelização para o estabelecimento.
Dica: atente-se às mudanças em relação ao uso de dados e fique por dentro da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O hóspede está gostando da experiência com seu estabelecimento? Uma boa forma de verificar isto é por meio das pesquisas de satisfação.
Essas pesquisas podem ser enviadas por e-mail ou colocadas no quarto para que eles possam responder quando terminar sua estadia.
Outra sugestão para coletar o feedback dos clientes é sempre incentivar o preenchimento de avaliações online (no Google, Tripadvisor) e até mesmo pedir sugestões via redes sociais ou site. Os hotéis brasileiros são campeões em reviews on-line na América Latina!
Às vezes, as ações mais simples podem tornar a experiência do seu hóspede sensacional.
Já pensou em oferecer brindes ou até mesmo serviços gratuitos como um mimo ao seu hóspede? Surpreenda-o da melhor forma para que ele se sinta acolhido.
Veja exemplo de hotel que investe na experiência do hóspede, onde ele pode, inclusive, encontrar em seu quarto suas bebidas e frutas favoritas.
Não é de hoje que o marketing no meio digital tem sido um dos métodos mais importantes para atrair clientes para um estabelecimento.
Assim, ter um site responsivo e otimizado para o Google, investir em marketing de conteúdo, anúncios patrocinados, além de manter um e-mail marketing e uma presença sólida nas redes sociais fará com que você se mantenha presente na vida dos seus clientes e futuros hóspedes.
Confira o exemplo do Wyndham Olímpia que investe em marketing digital e assessoria de imprensa.
Qual a imagem que deseja passar do estabelecimento?
Certifique-se de que as imagens, as cores e toda identidade visual da empresa, tanto no online, quanto no offline estejam alinhadas.
Existem profissionais que podem te ajudar com isto, seja um fotógrafo para registrar fotos de alta qualidade, um designer para melhor transmitir a identidade da sua marca e outros.
A Booking possui um conteúdo interessante sobre como fazer o registro de fotos da propriedade.
Essas são apenas algumas ações que o hoteleiro pode tomar para melhorar o seu marketing na prática, e existem muitas outras que envolvem diferentes estratégias.
Após implementar essas ações, mudar processos e ferramentas, sempre proponha melhorias e verifique se as estratégias estão funcionando para que os resultados possam ser constantes.
Quer mais dicas sobre Marketing Hoteleiro na prática? Deixe nos comentários quais ações e exemplos gostaria de ver em nosso blog!