Qual o método que utiliza para fechar as vendas no seu estabelecimento hoteleiro?
Bom, se não tem um processo ou se o seu não está mais funcionando – principalmente por causa da pandemia que mudou bastante a forma como os proprietários vendem -, chegou a hora de rever alguns conceitos e entender mais sobre o funil de vendas na hotelaria.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é funil de vendas, suas principais etapas na hotelaria, como é feito online, e qual o melhor funil para o seu hotel ou pousada.
O funil de vendas (pipeline) é um modelo que traz a jornada do cliente, desde quando ele se comunica com a empresa até fechar o negócio.
Na hotelaria, pense nele como o caminho que os viajantes fazem até fecharem uma reserva. Ele é usado para atrair leads (potenciais compradores) que vão se tornar clientes (futuros hóspedes).
Assim, o funil acompanha as fases da jornada do viajante e vamos mostrar como isso acontece.
No topo do funil (ToFu – top of the funnel), o visitante está no momento de aprendizado e descoberta, já no meio do funil (MoFu – middle of the funnel), no reconhecimento do problema e consideração da solução, e por último, no fundo do funil (BoFu – bottom of the funnel), na decisão de compra. Confira mais detalhes sobre cada etapa.
Aqui é a etapa onde irá reunir um número maior de visitantes. As pessoas estão buscando por conteúdos relacionados ao destino desejado.
O objetivo dos donos de propriedades é fazer com que essas pessoas encontrem o seu estabelecimento.
E a melhor forma de fazer isso é oferecendo conteúdos que vão fazer com que aprendam ainda mais sobre o destino.
Pode ser uma publicação no seu blog ou de terceiros, um vídeo com dicas em um canal do YouTube, um post nas redes sociais.
Os potenciais clientes procuram saber mais, não apenas sobre o destino, mas sobre os melhores locais para sua hospedagem.
Crie um conteúdo que mostre todos os benefícios de se hospedar no seu estabelecimento e por que ele deveria ser escolhido.
Poderá investir em publicações para blogs mais detalhadas e até em ebooks, infográficos e materiais ricos que os incentivem a interagir com você.
Foque no toque final, ou seja, dê um incentivo valioso para que o lead finalmente reserve um quarto no seu estabelecimento e não do concorrente.
Aqui valem ofertas, descontos especiais e campanhas que vão deixar os olhos do seu lead brilhando.
Vamos dar um exemplo, que tal oferecer um ingresso para um parque de diversões da região ou uma refeição gratuita direto no quarto, com toda a segurança e comodidade?
Seja criativo e pense em estratégias para converter leads em clientes.
Uma propriedade que utiliza um funil de vendas poderá conduzir o seu público-alvo por essas etapas de uma forma bem eficiente.
É claro que no meio do caminho você passará por dificuldades para melhorar o processo, até conhecer melhor o seu público, definir o funil e estratégias ideais que vão funcionar para a sua propriedade.
Tenha em mente que o seu objetivo deve ser não apenas conquistar novos clientes, mas fidelizá-los.
Chegou a hora de organizar os processos da sua empresa e fazer com que o funil funcione de verdade.
Ficou com alguma dúvida ou não sabe como aplicar o funil de vendas na hotelaria?
Entre em contato conosco, pois temos profissionais de marketing prontos para te explicar como pode ser o funil de vendas ideal para sua propriedade!